Preenchimentos Faciais
Os preenchimentos faciais devem ser empregados para atenuação de rugas de expressão, predominantemente na porção inferior do rosto. Aquelas rugas que envolvem os lábios seja na sua lateral como os famosos “Bigodes de Chinês”, ou acima e abaixo destes.
Os preenchimentos também podem ser utilizados para aumento dos lábios que têm pouca expressura e/ou projeção (seja por constituição genética ou por perda de gordura local com os passar dos anos), assim como podemos utiliza-los para corrigir imperfeções faciais por acidentes, cicatrizes de acne, ou seja, depressões da pele em geral. Existem diversos materiais que se propõem a esta prática, mas a determinação do melhor produto será avaliada caso a caso. Entre os materiais mais empregados estão o Ácido Hialurônico e suas variações (Restylane®, Perlane®, Hialuform®, e o novo Matridex®) e PoliMetilMetacrilato (PMMA). O que varia é a durabilidade e evolução clínica de cada um.
Entretanto, estes produtos tem função complementar na prática médica, mas não subistituem a indicação de um “Lifting de Face” que fará um tratamento mais amplo.
Produtos com Ácido Hialurônico:
Existem diversos fabricantes que produzem preenchedores faciais de qualidade.
Trabalhamos há alguns anos com os dois principais fabricantes, a Allergan e a Galderma.
Os produtos são importados com registro na ANVISA, produzindo aumento do volume facial em áreas que estejam com sulcos pronunciados, além de estimular a hidratação local e regeneração de colágeno na região a ser tratada, ocasionando o rejuvenescimento da pele. Os preenchedores faciais, em geral, não causam alergias.
São recomendados para o tratamento de sulcos na região nasolabial (entorno do nariz e da boca) e de cicatrizes de acnes. O produto suaviza as marcas da idade além de possibilitar o aumento e o melhor delineamento do contorno dos lábios. Seus efeitos podem durar cerca de oito a doze meses, sempre com algum grau de criação de colágeno local o que permite o não retorno a estaca zero (isto é, sem tratamento).
A aplicação é simples, podendo ser realizado em uma ou duas etapas, com intervalo de uma semana entre cada uma. São usadas agulhas finas para injetar o produto na pele. A região a ser tratada recebe anestesia local, seja através de uma pomada tópica ou, no caso da região labial (mais sensível à dor), por injeção. Todo o procedimento dura por volta de 40 minutos. Uma grande vantagem é que as aplicações para manutenção do tratamento são feitas com doses menores que as aplicadas nas primeiras doses.
Engana-se quem acha que só as mulheres buscam o tratamento c/ preenchedores faciais. Os homens encontram seu lugar aqui também, uma vez que o procedimento pode ser feito de forma discreta com retorno as atividades imediatamente.
Restylane e Perlane (Ácido Hialurônico puro)
O RESTYLANE é um composto de ácido hialurônico estabilizado, obtido de células NÃO animais. Integra-se naturalmente ao tecido e permite a passagem de elementos importantes como oxigênio e hormônios. Não apresenta riscos de doenças auto-imunes; é completamente estéril, biocompatível e biodegradável. Por isso dispensa teste alérgico prévio, podendo ser aplicado imediatamente sem acarretar riscos ao paciente. Restylane une ação prolongada e eficiência imediata. Possui durabilidade de aproximadamente um ano. Na pele, é responsável pelo volume e faz com que tenha uma aparência saudável e vital e, aplicado para preencher o lábio, as linhas ou marcas de expressão. Uma vez na pele, Restylane atua com o ácido hialurônico do corpo, aumentando o volume intersticial, diminuindo significativamente as linhas de expressão e também proporcionando correção estética. Podem ocorrer reações locais, eventualmente, manifestadas por edema e inflamação e tratadas com medicação, se necessário.
O PERLANE é constituído por partículas de gel de ácido hialurônico de alta viscosidade, mantido em solução fisiológica. Seu efeito é rápido, oferecendo significativo volume de preenchimento. Tem as mesmas propriedades que o Restylane, porém é injetado na derme profunda ou subderme através do método de retroinjeção ou pontual. Considerando que não se faz hipercorreção com Perlane, recomenda-se um retoque após quatro semanas, se necessário. Tem como indicações: corrigir ou melhorar os contornos faciais e assimetrias de partes moles, preencher rugas profundas, depressões e sulcos, corrigir cicatrizes atróficas. Não é indicado no tratamento de rugas superficiais, tendo em vista a sua viscosidade. As reações são semelhantes ao Restylane.
Obs: Este site se destina a instrução e a divulgação de técnicas pertinentes a cirurgia plástica. A citação de produtos tem caráter esclarecedor ou ilustrativo, não havendo qualquer vantagem comercial nesta prática, tendo em vista serem marcas registradas previamente.