legsA drenagem linfática é um recurso eficaz para a readaptação da retenção de líquidos seja no calor do verão ou no pós-operatório de cirurgias. A sua aplicação  diminue  o  desconforto  do inchaço e da retenção  de  líquidos  que  ocorre  nas  pernas  e  nos   pés,  assim como em áreas operadas recentemente. Para  o tratamento, tem sido muito procurada nas clínicas de estética a técnica da Drenagem Linfática.

Drenar  significa  coletar  líquido  e  transportar  em tubos. No vocabulário agrícola, essa palavra é bem conhecida, pois um terreno pantanoso só pode ser convertido  em  terra fértil  se  a  água  for drenada. O organismo humano, em  toda  a  sua  produção  de líquidos,  já  possui  um  processo natural de drenagem o qual pode ser afetado por alguma disfunção ou ocorrência externa.

A Drenagem  Linfática  esvazia o líquido retido na pele, criando condições mais adequadas para a intervenção  de  outros  procedimentos como a ionização ou o laser. Exerce ainda, efeitos sobre o sistema nervoso de forma  tranqüilizante, relaxante e analgésico. Estimula as trocas metabólicas, melhorando   a  nutrição  das  células da  região.  Além  da  drenagem  linfática  manual  existe  a mecânica,   tanto   que   existem   inúmeros   aparelhos  instalados  em  clínicas  de  estéticas  e consultórios com a função de aplicar no paciente a drenagem linfática.

O  ideal  é  associar  as  duas opções a mecânica e a manual, pois só assim é possível conciliar conforto com contato  direto  e sutil  feito  pelas mãos do  profissional,  considerado  insubstituível aos   pacientes.  Porém,  no  pós-operatório  imediato,  somente  a  manual.  A  liberação  para  a mecânica será gradual.

Opções de tratamentos não faltam, o mais interessante está em procurar profissionais sérios  que não  oferecem  soluções  milagrosas  que  podem  comprometer   a  saúde,  os  resultados  e  os investimentos financeiros. É interessante  lembrar  que  a  drenagem  linfática  é  uma  importante ferramenta, mas coadjuvante em  vários  tratamentos  estéticos,  como  no  caso  de  celulite,  de gordura localizada, de emagrecimento  e  é  fundamental  em  situações de pré e pós operatórios.

No  momento certo do seu tratamento estaremos lhe indicando o profissional certo que melhor lhe atenda.