Aumento das Cirurgias de Implante Mamário
O Aumento das mamas através de cirurgia para colocação de implantes mamários ganhou muita popularidade, especialmente nos Estados Unidos e no Brasil. Entre 1997 e 2011 o número de cirurgias de aumento de mama triplicou em popularidade.
Novos dados divulgados pela International Society of Aesthetic Plastic Surgeons(ISAPS) indicam que seios grandes são mais populares do que nunca. Mais de 16 anos, havia cerca de 1,2 milhões de cirurgias de aumento de mama por cirurgiões plásticos, representando 18,9% de todas as cirurgias plásticas realizadas e ficando em segundo lugar entre todas as cirurgias plásticas. Considerando a população americana em cerca de 314 milhões, podemos supor que pelo menos cerca de 0,3% da população, ou seja uma a cada 300 pessoas, receberam cirurgias de aumento de mama.
Os americanos realmente se preocupam com a aparência das mamas. E não são só as mulheres que fazem esta cirurgia. As mamoplastias para elevação das mamas ou para redução, assim como as ginecomastias nos homens dominam os “top 10”. De acordo com outros dados de 2011 da American Society for Aesthetic Plastic Surgery, o percentual de cirurgias de implante mamário explodiu na última década, passando de 101.176 cirurgias realizadas em 1997 para 316.848 em 2011. O único procedimento de cirurgia plástica mais procurado que o aumento de mama é a cirurgia de lipoaspiração.
A crescente popularidade nos Estados Unidos se deve também ao fato de que em 2006 o FDA (U.S. Food and Drug Administration) autorizou a volta dos implantes mamários de silicone ao mercado depois de comprovar que os problemas de saúde imaginados eram sem fundamento e assim muitas mulheres que já possuiam implantes de mama com salina dentro (soro fisiológico), se submeteram a troca do implante.
No Brasil, este intervalo de uso não ocorreu, possibilitando uma das maiores, senão a maior experiência em implantes mundial, em todos os seus potenciais.
O importante é não exagerar na escolha dos volumes para que não haja alterações de pele ou cicatrização, assim como do aspecto mais natural e agradável sem gerar posturas errôneas.
Se quiser saber ainda mais entre na área de implantes mamários.
Cirurgia Plástica Masculina
Os procedimentos cosméticos entre os homens aumentaram 16% de 2000-2011 em nível nacional nos EUA, segundo a Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos, mas ainda continuam a ser uma pequena parte da prática. Cerca de 9% dos procedimentos cosméticos foram realizadas anualmente em homens entre 2008 e 2011.
Muitas vezes, os homens se familiarizam com os procedimentos após ver os resultados de suas esposas e namoradas, e se perguntam: “Ei, por que não eu? “. Dr. Anne Taylor, professora associada de cirurgia da Ohio State University, disse que ela também vê muitos casais entrarem em seu escritório: “Eu acredito que, como a cirurgia plástica ganhou aceitação em toda a sociedade, esta é apenas uma progressão natural”, disse Taylor. Cerca de 30 por cento de seus pacientes são homens.
Um homen de 41 anos residente de Columbus disse que ele e sua esposa foram até o consultório de um cirurgião plástico juntos, mas cada um com seu desejo pela cirurgia plástica. “Os Homens provavelmente precisam de um empurrãozinho”, disse Aaron, que trabalha em vendas. “Eu poderia não ter ido, se ela não tivesse marcado a consulta.”
Dr. Alan Levy, um psiquiatra Columbus, disse que os homens cada vez mais sentem a pressão para parecer melhor. “Como uma sociedade, nós favorecemos a vaidade dos homens, assim como a importância de que os homens mantenham sua atratividade física além de sua juventude, de uma forma que antes era utilizada reservadamente apenas para as mulheres “, disse Levy. Ele disse que há um crescente número de ocasiões em que os homens sentem que o reforço da sua aparência pode dar-lhes uma vantagem competitiva, como no mundo dos negócios, onde eles competem com um mercado mais jovem. Outros podem ser divorciados ou homens recém-solteiros que querem melhorar suas chances no mundo namoro.
Heck disse que “sem dúvida” há mais estigma para os homens que buscam cirurgias cosméticas do que para as mulheres. Os homens pensam que deveriam ter sido capaz de obter resultados por conta própria na academia.
Aaron tem em grande parte manteve sua lipoaspiração em segredo por esse motivo. “Dessa forma, eles não sabem que eu não fiz isso sozinho”.
Tim Treece, cirurgião plástico de Columbus, diz que os homens só fingem que não se preocupam com sua aparência. “Mas lá fundo os homens se importam e muito, eles simplesmente não expressam tanto.”
Os procedimentos mais procurados são o BOTOX, os Preenchedores Faciais, a Lipoaspiração, o tratamento de Ginecomastias e (acredite) a Abdominoplastia.
O que nossa prática demonstra é que quando eles decidem, são rápidos e eficientes em relação a busca do que almejam.
Dr. André Maranhão.
Alerta: Sociedade Brasileira de Cirugia Plástica
“Médicos Despreparados estão exercendo Cirurgia Plástica”
Na Edição 2226 da Revista “Isto é” de 06/07/2012, o Presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica alerta para o risco de se submeter a procedimentos cirurgicos por porfissionais despreparados e intrusos da cirurgia plástica. Muitos destes intrusos nem fizeram treinamento em cirurgia geral ao menos, apenas cursos de final de semana, e não uma especializaçãos séria, por diversos anos como a realizada por nossa equipe com 6 anos de Faculdade de Medicina e outros 6 anos de especialização. Para nós, sua segurança vem em primeiro lugar. Acesse o link acima e saiba mais.
Novo Consultório
Inauguramos em março de 2012 o novo consultório para proporcionar um espaço mais amplo e prático.
O novo local foi montado respeitando todas as regras da ANVISA ( Agência Nacional de Vigilância Sanitária) de forma a promover um serviço seguro e eficiente.
Estamos agora localizados em frente ao consultório anterior, na Rua Visconde de Pirajá, 550 Salas 1412/1413 – Ipanema – Rio de Janeiro, esquina com a Rua Anibal de Mendonça.
Ficaremos honrados com sua visita! Até Breve.
Lipoaspiração – Esclarecimento a População.
Lipoaspiração em consultório pode colocar vida de pacientes em risco.
Não importa o nome. Hidrolipo, lipolight, minilipo. Todos definem lipoaspiração, a cirurgia plástica campeã em eliminar gordura localizada. Os novos títulos para uma operação que existe há mais de 30 anos revelam, em muitos casos, a má-fé de quem anuncia o procedimento.
“Eles criam esses nomes para fazer marketing, mas lipoaspiração é uma cirurgia que tem de ser feita em centro cirúrgico por um cirurgião plástico”, alerta Sebastião Guerra, Presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. “Uma lipo feita dentro dos parâmetros do Conselho Federal de Medicina (CFM) não sai por menos de R$ 7 mil. Esses médicos que fazem em consultório cobram R$ 800”, denuncia Sérgio Levy, Presidente da regional Rio de Janeiro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
O nome hidrolipo também é pura enganação. “Há 20 anos, toda lipoaspiração é hidro, ou seja, é feita com soro e adrenalina que evitam o sangramento excessivo. Mas é preciso cuidado, porque a adrenalina provoca reação no corpo”, diz Volney Pitombo, cirurgião plástico de diversas celebridades.
Um dos maiores riscos está na anestesia, seja ela geral ou local. Por isso, é precípuo ter na sala de cirurgia um anestesista preparado com materiais de reanimação. “Se o paciente tiver alguma reação, é preciso agir rápido”, diz Sérgio Levy. A recomendação da Sociedade Brasileira de Anestesiologia é que a clínica tenha também um centro de tratamento intensivo (CTI) de referência e o apoio de uma ambulância.
Denúncias
Em 2009, o Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro (Cremerj) recebeu 25 denúncias de casos de cirurgia plástica e abriu 11 processos. Poucos são punidos. Nos últimos quatro anos, o Cremerj aprovou 5 pedidos de cassação – 3 foram ratificados pelo CFM.
Sem denúncia e punição rigorosa, as histórias de imprudência proliferam. “Já recebi paciente que se submeteu a uma lipo em pé em um consultório porque o médico disse que assim a gordura do culote saía mais fácil. Isso é um absurdo. Lipoaspiração feita de qualquer jeito virou um caça-níquel, um negócio da China. Até que um dia dá um problema grave”, alerta Pitombo.
Fonte : Agência Estado
Jornada Paulista de Cirugia Plástica – 2008
A jornada paulista foi realizada no final do mês de maio, na qual tivemos a oportunidade de participar, onde foram apresentados temas corriqueiros da cirurgia plástica, por palestrantes nacionais e internacionais com destaque aos Profs. Ivo Pitanguy e Ronaldo Pontes. Nesta edição, podemos aprimorar o tratamento para a região glútea, com técnicas que aproveitam tecidos do próprio indivíduo, por lipo enxertia ou por retalhos locais sobrepostos (principalmente para grandes perdas de peso), aumentando o número de possibilidades terapêuticas para a área além dos implantes de silicone já bastante divulgados.
Hábitos saudáveis podem estender vida em 14 anos
Uma pesquisa britânica aponta uma fórmula que pode estender a vida em até 14 anos: fazer exercícios físicos, ter uma alimentação rica em frutas e verduras, beber álcool moderadamente e não fumar.
Pesquisadores da Universidade de Cambridge e do Conselho de Pesquisa Médica de Norfolk afirmam que as pessoas que não seguem nenhum destes quatro preceitos têm quatro vezes mais chances de morrer. Além disso, os resultados da pesquisa permaneceram inalterados quando foram estudadas pessoas mais pobres ou mais gordas.
O estudo foi realizado com cerca de 20 mil homens e mulheres de Norfolk com idades entre 45 e 79 anos, sendo que nenhum tinha câncer ou problemas cardiovasculares no início da pesquisa, em 1993.
Pontuação:
As pessoas recebiam um ponto para cada um dos seguintes hábitos: não fumar, consumir entre uma e 14 unidades de álcool por semana (o equivalente a meio e sete copos de vinho), ingerir cinco porções de frutas ou verduras por dia e não ser fisicamente inativo. Este último hábito foi definido como ter uma profissão sedentária e realizar meia hora de exercício por dia ou ter um emprego não-sedentário, como o de enfermeira ou encanador.
De acordo com os resultados, os pesquisadores afirmam que o grupo que marcou quatro pontos tinha menos risco de morrer e que uma pessoa com 60 anos com zero ponto tinha o mesmo risco de morrer que uma pessoa de 74 anos com quatro pontos.
“Sabemos que isoladamente medidas como não fumar e praticar exercícios podem ter um impacto na longevidade, mas esta é a primeira vez que olhamos para todos os hábitos ao mesmo tempo”, disse o professor Kay-Tee Khaw, chefe da pesquisa.
“Também descobrimos que a classe social e o IMC (Índice de Massa Corporal) realmente não têm nenhuma influência”, acrescentou. “Isso significa que uma grande parte da população realmente pode perceber benefícios na saúde com mudanças moderadas.”
As descobertas foram mais acentuadas na redução das mortes por doenças cardiovasculares: pessoas com nenhum ponto tinham cinco vezes mais risco de morrer do que aquelas com quatro pontos.
Fonte : Folha Online
Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica – 2007
Em novembro, a equipe participou do Congresso Brasileiro de Cirugia Plástica, em Curitiba, que tratava de forma ampla tópicos relacionados a cirurgia plástica tanto estética como reparadora. Mais uma vez assuntos relacionados a Cirurgia Plástica pós-Cirurgia Bariátrica e os cuidados relacionados a prática de lipoaspiração, foram destacados, com especial atenção aos problemas relacionados à pratica de tais atividades por médicos não cirurgiões plásticos de formação. Portanto, tenha cuidado na seleção do profissional indicado, sempre verificando a formação deste e se pertence a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. (www.cirurgiaplastica.org.br).
Congresso 2007 – American Society of Aesthetic Plastic Surgery
Agora em abril, a equipe participou do congresso americano de cirurgia estética realizado em Nova Iorque – EUA, no qual foram discutidos os mais recentes lançamentos em cirurgia plástica e as novas tendências mundiais. O congresso foi dividido em sessões plenárias com a participação aberta dos congressistas, conferências e cursos avançados de discussão de casos e técnicas. Destaco dois cursos de extrema importância para nossa clínica: 1- Circunferential Abdominoplasty for Massive Weight Loss and Obesity – que discutiu o emprego da plástica de abdome em forma de cinturão (Belt Surgery) para pacientes pós-cirurgia bariátrica, que vem a ser uma opção para casos selecionados de muita sobra nas costas que somente a âncora anterior não resolva; 2- Buttocks Augmentation by Fat Grafting or Implants – que apresentou vantagens na enxertia de gordura em relação ao uso de implantes para o aumento de glúteos, cirurgia esta muito desejada. Sabe-se que a lipoenxertia tem algum grau de absorção mas com uma técnica de aplicação em camadas com cânulas finas tende a ter maior rendimento.
Outro destaque foram os bons resultados do ULTRASHAPE lá fora também, tendo em vista ser um aparelho novo e de fácil aplicação.
Fiquem a vontade para fazer perguntas: drandre@drandremaranhao.com. Até Breve!
Verão – Mantenha os cuidados com a pele
Sabe-se que a exposição solar excessiva gera envelhecimento precoce da pele por Fotoenvelhecimento assim como ao aparecimento do Câncer de Pele, portanto acredito que você tenha feito uso de protetores solares durante o verão….Certo? Bom, se fez, Parabéns!!! Se não, aqui vai uma dica, procure utilizar protetores solares com fator de proteção acima de 30 (FPS), com base em gel ou cremes com pouca oleosidade.
Lembre-se de inspecionar a pele a procura de manchas de aspecto diferente do habitual ou de cor muito enegrecidas, se não conseguir, peça pra alguém lhe ajudar e na dúvida, procure um médico. Algumas manchas com descamação, mesmo sem cor, devem ser examinadas.
Cuidados com a hidratação e alimentação também devem ser mantidos. Procure sempre tomar líquidos repositores como água (mesmo), sucos ou chás gelados (Iced Teas). Privilegie as frutas e alimentos saudáveis, o que também dará uma ajuda a manter uma boa forma. Exercícios são bem vindos sempre!!!! Mas tenha sempre ajuda profissional para orientá-los.
No caso de dúvidas, estamos a sua disposição para lhe esclarecer. Bom Verão!