Cirurgia das Pálpebras (Blefaroplastia)
Blefaroplastia é uma cirurgia plástica destinada a remover a pele enrugada e descaída das pálpebras superiores e/ou inferiores.
À medida que a pessoa envelhece, a pele perde alguma da sua gordura e grande parte da sua elasticidade, tornando-se flácida e com rugas. Este processo, que pode ser acelerado pela perda súbita de peso, faz com que as pálpebras fiquem salientes. A remoção da pele em excesso – acompanhada de Lipectomia – tem por fim melhorar a aparência do indivíduo.
Na blefaroplastia superior, remove-se, do centro de cada pálpebra superior, uma dobra horizontal de pele, de modo a que a cicatriz corra ao longo de uma prega natural. Na blefaroplastia inferior, a incisão é feita abaixo dos cílios, de modo a que a cicatriz fique na zona de sombra dos mesmos e se prolongue lateralmente, de modo a parecer uma dobra cutânea natural (ruga).
O procedimento é realizado com anestesia local ou geral em regime de cirurgia ambulatorial (sempre em centro cirúrgico) e demora aproximadamente de duas horas.
Terminada a cirurgia o paciente poderá sentir um pouco de desconforto local, devendo apresentar alguma equimose e um edema (inchaço) ao redor dos olhos. Estes serão cobertos por uma gase com soro fisiológico gelado para facilitar a limpeza e diminuir o edema e as equimoses. O primeiro desaparece, normalmente, após três dias, e as equimoses por volta de duas semanas. Os pontos são removidos em três a cinco dias após a cirugia e as cicatrizes tornam-se inaparentes ao fim de seis a doze meses, na maioria dos casos. Nas pessoas com propensão para a formação de quelóides, estas podem se manter, pelo que a consulta pré-operatória deve avaliar esse risco.
Indicações para cirurgia de pálpebra
A Blefaroplastia é indicada para correção da flacidez muscular e de pele e também das bolsas palpébrais. Entretanto, esta cirurgia não removerá os pés de galinha e nem elimina as olheiras e também não tem a capacidade de elevar as sombrancelhas.
Os candidatos melhores para cirurgia de pálpebra são homens e mulheres fisicamente saudáveis, psicologicamente estáveis, e realistas em suas espectativas. Não existe uma idade ideal para a cirurgia, mas sim, a oportunidade ideal. Essa oportunidade é determinada pela presença do defeito a ser corrigido e geralmente ocorre após a terceira década.
A Blefaroplastia pode ser feita isoladamente , ou em conjunção com outros procedimentos faciais de cirurgia como um Lifting ou elevação das sombrancelhas. Ou ser associada a outros procedimentos de medicina estética como Preenchimento e Toxina Botulínica (Botox, Dysport).
A melhor associação será estabelecida durante a avaliação médica.
Fonte: Wikipédia