A otoplastia (cirurgia da orelha em “abano”), é realizada para correção de orelhas proeminentes. Com essa cirurgia as orelhas são reposicionadas junto à cabeça e a curvatura é reajustada. A cirurgia é executada geralmente após a idade de 5 a 14 anos, quando já há um crescimento adequado das estruturas anatômicas.
O paciente deve sempre ter em mente que o resultado desejado é a melhoria, não a perfeição. A plástica da orelha é uma prática muito comum e com um resultado estético e emocional de alto impacto, principalmente para evitar a ocorrência de “Bulling” pelos colegas de escola.
É uma cirurgia que se propõe a dois objetivos principais: diminuir a projeção das orelhas (rodando as conchas posteriormente ) e refazer a antihélice (curvatura superior da orelha). A incisão costuma ficar na região posterior do pavilhão auricular e a cartilagem é remodelada com pontos, incisões ou raspagem.
Existem diversas deformidades que podem ser corrigidas com esta cirurgia, o que exigirá uma avaliação criteriosa pela equipe médica para indicar o melhor tratamento.
O procedimento é relativamente rápido, em torno de uma hora, e pode ser realizado ambulatorialmente ou com internação de 12 a 24 hs.
A anestesia utilizada é a local associada a uma sedação para o relaxamento do paciente, sendo eventualmente necessária a anestesia geral para pacientes mais agitados.


Estamos a sua disposição. Marque sua Avaliação!