A otoplastia (cirurgia da orelha  em “abano”), é realizada  para  correção  de   orelhas proeminentes.   Com  essa  cirurgia as orelhas são reposicionadas junto à cabeça e a curvatura é reajustada. A  cirurgia  é executada  geralmente  após  a idade de 5 a 14 anos, quando já há um crescimento adequado das estruturas anatômicas.

O paciente  deve  sempre ter em mente que o resultado desejado é a melhoria, não a perfeição. A  plástica  da orelha  é  uma  prática  muito  comum  e  com um resultado estético  e  emocional  de  alto  impacto,  principalmente para evitar a ocorrência de “Bulling” pelos colegas de escola.

É  uma  cirurgia  que  se propõe a dois objetivos principais:  diminuir  a  projeção das orelhas (rodando  as  conchas posteriormente )   e  refazer   a  antihélice (curvatura superior da orelha). A incisão costuma ficar na região posterior do pavilhão auricular e a cartilagem é remodelada com pontos, incisões ou raspagem.

Existem  diversas  deformidades  que  podem  ser corrigidas  com esta cirurgia, o que exigirá uma avaliação criteriosa pela equipe médica para indicar o melhor tratamento.

O procedimento é relativamente rápido, em torno de uma hora, e pode ser realizado ambulatorialmente ou com internação de 12 a 24 hs.

A anestesia utilizada é a local  associada  a  uma sedação  para  o  relaxamento do paciente, sendo  eventualmente  necessária  a  anestesia  geral  para  pacientes  mais agitados.

otoplastia

Estamos a sua disposição. Marque sua Avaliação!