blue-tank-measuring-Small (1)Introdução

A reconstrução mamária é um processo que requer a   tomada   de   muitas   decisões.   Talvez a pergunta mais importante a ser feita seja: a reconstrução  mamária é apropriada para o seu caso? Para dezenas de milhares de mulheres com história  de  câncer  de  mama, a resposta tem   sido “sim”. Hoje em dia, a maioria das mulheres  que  fez  mastectomia tem indicação de reconstrução de mama.  Existem  várias  razões  para  reconstrução   de mama após a mastectomia. Algumas mulheres porque não se  sentem  mais inteiras ou acham  que  perderam  a  feminilidade.  Outras porque não desejam ter  que  se  incomodar  com  a  colocação  diária  de  uma prótese mamária externa. Para muitas mulheres, a reconstrução da mama é um bom modo  de se sentirem melhor consigo mesmas e dar um novo começo às suas vidas.

Reconstrução de mama mais fácil e mais rápida

Para mulheres que decidem passar por uma reconstrução de mama, existem procedimentos cirúrgicos que podem ser fáceis e rápidos, e geralmente produzem bons resultados. Uma das novas técnicas cirúrgicas é denominada reconstrução de mama em uma única etapa. Mastectomia é a remoção do tecido mamário devido à presença de um tecido cancerígeno ou pré-cancerígeno. A quantidade de tecido removido durante uma mastectomia não é sempre a mesma. Nos casos de câncer, ela varia de acordo com o tamanho e o estágio da doença, e também com o tipo de seu corpo e suas preferências pessoais.

Anatomia de Mama

A mama é formada por tecido adiposo, glandular e fibroso. Por baixo da mama está o músculo peitoral maior, que é o maior músculo auxiliar do movimento do braço.

Melhor Momento Para Fazer a Reconstrução Mamária

A reconstrução mamária pode ser feita durante a própria operação de mastectomia. Nesse caso ela é denominada reconstrução imediata. Ou pode ser feita algumas semanas, meses ou mesmo anos depois da mastectomia. Nesse caso ela é denominada reconstrução tardia.

Dependendo de suas circunstâncias pessoais, você junto com seu médico (mastologista) podem decidir qual é o método mais indicado para você.

Reconstrução Imediata
A vantagem de uma reconstrução imediata da mama é que ela pode ser feita durante a própria operação de mastectomia. Nesse caso, você só é operada uma vez e passa por um único período de recuperação. E pode também evitar a experiência de ter só uma mama ou nenhuma.

Reconstrução Tardia
A reconstrução tardia permite que você se concentre primeiramente na recuperação da doença e na retomada de sua saúde. A reconstrução tardia dá a você mais tempo para considerar e se informar sobre as opções de que dispõe.

Opções de Reconstrução Mamária

Existem várias formas de reconstruir a mama. O método que você escolher junto com seu médico levará em consideração diversos fatores, entre eles:

• Sua saúde e estilo de vida
• O tipo de seu corpo
• O tamanho de sua mama
• Sua preferência pessoal
• A quantidade de pele e tecido que restam

A reconstrução de mama pode ser feita com o uso de seu próprio tecido, de implantes de mama, ou pela combinação do próprio tecido e um implante de mama. Ao conversar com o médico sobre todas as opções a seu dispor, você terá a possibilidade de tomar a decisão certa.

Usando o Próprio Tecido da Paciente na Reconstrução Mamária

abSRetalho do Músculo Reto Abdominal (TRAM – FLAP)
Um  outro  modo  de reconstrução de mama usando   o   próprio    tecido  da  paciente  é denominado     retalho    do    músculo   reto abdominal    (TRAM).    Esse   procedimento envolve a remoção de gordura  e  músculo da região da parede abdominal  e  a   colocação destes na região torácica  para  reconstruir a mama. Algumas vezes é possível preservar o suprimento sanguíneo e  a  conexão  com  a região  abdominal.   Quando   isso   não   for possível, é   necessário  fazer   uma  ligação microcirúrgica   dos  vasos  sanguíneos   do tecido   abdominal  com  a  região   torácica (retalho livre).

Reconstrução de Mama com Implante


breastRetalho de Músculo Grande Dorsal

Um método para   reconstrução    de mama   com o próprio tecido da paciente é denominado Retalho do Músculo Grande Dorsal. Durante esse procedimento, parte da pele  e   do  músculo   grande   dorsal  (das costas) é  levada para   a  região mamária,  onde   é utilizada para reconstruir a mama. Como a  pele  e o músculo da região das costas normalmente não têm volume suficiente, pode ser necessário adicionar um implante para dar uma aparência  mais  volumosa  e um  formato   mais   natural à nova mama (abaixo do músculo transferido das costas por baixo do braço). Num segundo momento realiza-se a reconstrução do complexo  aréolo-mamilar    (Bico da  mama),  que pode ser  feita  com  tecido  local  e  pigmentação tecidual (similar a uma tatuagem) ou com enxertia de tecidos  mais  distantes  como  parte  do  mamilo do lado oposto e pela da Raiz da coxa (mais escura).

backReconstrução de Mama em Duas Etapas
A reconstrução mamária com implante em duas etapas é uma opção bastante procurada. Esse procedimento pode ser feito no momento da mastectomia ou depois (tardia). Durante a mastectomia, o cirurgião geralmente remove pele e tecido mamário, o que deixa o tecido do tórax achatado e esticado. Para que um implante de longo prazo possa ser colocado, é preciso expandir o tecido cutâneo remanescente para abrir espaço. Chamamos esse processo de expansão tecidual. Ele normalmente pode ser feito em duas ou em uma etapa (etapa única).

Como ela é Feita

Coloca-se um expansor de tecido mamário temporariamente no tórax. Durante algumas semanas ou meses, ele é expandido injetando-se solução salina na válvula de entrada do implante expansor. Durante esse processo, a pele se estica e aumenta gradualmente, abrindo espaço para o implante à medida que se expande. Seu corpo se ajusta ao crescimento causado pelo implante da mesma forma que o corpo de uma mulher se ajusta ao crescimento gradual do abdômen durante a gravidez. Na segunda etapa, é realizada a troca do expansor tecidual pelo implante definitivo.

Reconstrução de Mama em Uma Única Etapa

A Mentor está entre as poucas empresas que fabricam implantes de mama que podem ser usados tanto como expansores de tecido quanto como implantes de mama de longo prazo. Esses implantes são usados na reconstrução de mama em uma única etapa. Esse procedimento está se tornando cada vez mais popular entre os médicos porque a paciente só precisa passar por uma única operação para reconstruir a mama, em vez de duas ou mais.

Como Funciona?

Uma    combinação    de  expansor / implante  de  mama  é c olocada  no  tórax  na realização da mastectomia. O dispositivo possui um pequeno tubo de enchimento e um domo  que  é  colocado próximo ao implante. Durante um período de semanas ou meses, injeta-se solução salina  através do domo para expandir o implante e esticar o tecido. Quando  se alcança  o tamanho  desejado, o tubo de encher e a entrada podem ser removidos em um procedimento simples no consultório, e o implante continua no lugar.

Período de Recuperação

A recuperação   de cada pessoa é diferente, mas   em geral você sentirá um pouco de dor durante alguns dias   após a   cirurgia de implante  de mama.  Nas   primeiras   24   a   72   horas  após o procedimento é que você sente maior desconforto. Suas mamas ficarão edemaciadas e sensíveis. Embora   o  período de   recuperação   varie de pessoa para pessoa,  você  deverá   voltar às suas atividades   leves   por   volta   de uma semana   após   a operação.  Uma parte importante de sua recuperação requer o uso de  sutien   ou   malha compressiva no período   pós-operatório.   Essas medidas são tomadas para que suas mamas recebam suporte durante a fase de cicatrização.

Se ocorrer algum problema depois da cirurgia de implante de mama, procure o médico imediatamente.

Links

A seguinte lista de links pode ajudá-la a encontrar mais informações e apoio na sua decisão sobre reconstrução de mama.

Austrália
Centro Nacional contra o Câncer de Mama www.nbcc.org.au
Sociedade Australiana de Cirurgiões Plásticos www.plasticsurgery.org.au

Canadá
Sociedade Canadense contra o Câncer de Mama www.bcsc.ca
Sociedade Canadense de Cirurgiões Plásticos www.csps_sccp@bellnet.ca                               
Europa
Cancerworld www.cancereurope.org

França
Informações sobre o Câncer de Mama www.cancerdusein.org
Sociedade Francesa de Cirurgiões Plásticos www.plasticiens.org

Alemanha
Informações sobre o Câncer de Mama www.brustkrebs.de
Associação Alemã de Cirurgiões Plásticos www.vdpc.de

Itália
Informações sobre o Câncer de Mama www.senologia.net
Sociedade Italiana de Cirurgiões Plásticos www.sicpre.org

Espanha
Associação Espanhola contra o Câncer www.aecc.es
Sociedade Espanhola de Cirurgiões Plásticos www.cirugia-plastica.org

Holanda
Instituto Holandês do Câncer www.nki.nl
Sociedade Holandesa de Cirurgiões Plásticos www.nvpc.nl

Reino Unido
Cuidados contra o Câncer de Mama www.breastcancercare.org.uk
Associação Britânica de Cirurgiões Plásticos www.baps.co.uk

EUA
Organização Nacional contra o Câncer de Mama www.y-me.org
BreastCancer Net www.breastcancer.net
Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos www.plasticsurgery.org

© Abril 2005 MENTOR 0210009.84 Rev B