maranhao

Neste Item, através de perguntas e respostas clássicas, procuramos esclarecer algumas dúvidas sobre   a   colocação   de   implantes mamários, tendo em vista esta ser uma das cirurgias mais procuradas e que tem um resultado extremamente satisfatório para as pacientes em sua maioria.

O que é silicone?

O silicone é um produto derivado do silício, um elemento semimetálico ou com aparência de metal que no seu estado natural combina-se com o oxigênio para formar o dióxido de silício, ou sílica. A areia da praia, cristais e quartzo são sílica. A sílica é a substância mais comum na terra. O aquecimento da sílica com carbono em alta temperatura pode produzir silício. Com mais processamento, o silício pode ser convertido em uma longa cadeia química, ou polímero, denominado silicone – que pode se apresentar em forma líquida, gelatinosa ou como borracha. São utilizados diversos silicones em lubrificantes e óleos, e também na borracha de silicone. O silicone pode ser encontrado em muitos artigos caseiros, como produtos para dar brilho, loção bronzeadora e loção para as mãos, desodorantes, sabões e sabonetes, alimentos processados, revestimentos impermeabilizantes e goma de mascar.

Os implantes de silicone sāo seguros?

Foram conduzidos estudos especializados que revelaram níveis bem mais altos de silicone no leite de vaca e nas fórmulas de leite para bebês encontradas no comércio do que no leite do peito de mulheres com implantes. O Instituto de Medicina concluiu que “Não há provas de que os implantes de silicone sejam causa de nenhuma doença importante no organismo inteiro. As mulheres são expostas ao silicone constantemente na sua vida diária.”

Para obter mais informações com relação à segurança do silicone, consulte o Relatório do Instituto de Medicina (IOM) em: www.nap.edu.

Quaid incisões são utilizadas para os Implantes Mamários?

implantesAs incisões comuns são a infra-mamária com medidas em torno de 4-5 cm (no sulco mamário) e  em  região  areolar (infra-areolar) dependendo do tamanho do implante  e  do tamanho da aréola. Outras incisões são possíveis  porém tem indicações restritas, tais como  a   axilar.

Nos EUA   muitos   programas   divulgam   a   colocação implantes trans-umbilical, porque lá   eles  ainda  utilizam   implantes de preenchimento com salina (soro fisiológico), com  válvula  para  expansão  após a colocação, que são implantes de menor qualidade estética final, tendo em vista a proibição durante décadas do implante completamente preenchido  por  silicone gel. Atualmente, a proibição não mais existe. No Brasil, esta técnica trans-umbilical não é consenso.

Os implantes têm influência nos caos de câncer de mama?

Jamais algum estudo revelou que isso deva ser uma preocupação para os seres humanos. Não há nenhuma prova de que os implantes causem câncer.

Os implantes de mama afetam a mamografia?

implantesOs implantes  de  mama  podem  interferir  no  exame  de câncer de mama durante a mamografia  e  eventualmente dificultar   o   diagnóstico.  É  importante  que,  antes  do procedimento, você informe ao técnico de mamografia que  tem  um  implante  e  qual  foi  o  posicionamento  deste, como na figura, se submamário ou sub muscular. Podem   ser  necessárias  técnicas  especiais  de posicionamento para  isolar   o   implante   da   imagem,  assim   como  a  realização   de   ressonância    nuclear    magnética  para complementação da avaliação. Fale   com   seu    médico sobre o histórico de câncer de mama de sua família.

É possível haver alergia ao silicone?

Qualquer pessoa pode ser alérgica a qualquer substância encontrada na terra, porém a alergia ao silicone é muito rara. Todos nós ficamos expostos ao silicone no ambiente em que vivemos. O silicone se encontra em muitos artigos caseiros comuns, como produtos para dar brilho, loção bronzeadora e loção para as mãos, desodorantes, sabões e sabonetes, alimentos processados, revestimentos impermeabilizantes e goma de mascar.

Qual é a média de vida útil de um implante?

Os implantes não são dispositivos para toda a vida; portanto, é provável que precisem ser substituídos em algum momento. O tempo de duração varia de mulher para mulher. Algumas mulheres precisam de cirurgia para substituição logo alguns anos depois, ao passo que outras podem ficar com o mesmo implante durante 10 a 20 anos. Existem várias razões pelas quais a mulher vem a precisar de uma cirurgia de substituição. Algumas vezes é só uma questão de preferência como, por exemplo,mudança de tamanho ou mudança de estilo do implante, outras vezes é necessário fazer uma remoção ou substituição devido a alguma complicação, como esvaziamento ou deslocamento do implante.

Exercícios ou outra atividade vigorosa após quanto tempo?

O médico será o melhor orientador na questão do tempo que vai precisar ficar afastada do trabalho e de quando e como deverá voltar a exercer suas atividades normais. O tempo de recuperação varia de mulher para mulher. Geralmente os primeiros dias são os mais difíceis. O tempo médio para voltar completamente às atividades é de quatro a seis semanas.

É importante não deixar o suor penetrar na incisão enquanto ela estiver cicatrizando. Portanto, prive-se de atividades e bronzeamento até que a incisão esteja inteiramente fechada e cicatrizada. Não se exceda em nenhuma atividade cedo demais, principalmente nas que requerem o uso da parte superior do corpo. Deixe seu corpo descansar e curar-se. Você deve evitar ao máximo a formação de edema ao redor do implante.

Em geral, o banho de banheira ou numa Jacuzzi (banheira de massagem hidrotérmica) é permitido depois de um mês. Logo no início, uma a duas semanas após a cirurgia, você não deve molhar demais a incisão. Fale com seu médico antes de voltar a exercitar-se. As pacientes variam imensamente quanto ao período de recuperação. Caminhar geralmente é recomendado para aumentar a circulação do sangue. Quanto maior o implante, maior será o peso da mama. Você deve usar um bom Sutien para suporte ao correr, para diminuir os puxões da pele e a ptose (queda) da mama.

Posso realizar bronzeamento artificial ou tomar banho de sol com implantes?

O bronzeamento em clínicas ou o banho de sol não   prejudicam  o  implante, mas prejudicam a cicatriz. Você  deve  evitar  o  banho  de  sol  ou  raios de bronzeamento na cicatriz durante pelo menos um ano após a cirurgia, pois os raios de bronzeamento escurecem a cicatriz para sempre. O implante pode ficar quente e levar mais tempo que o corpo para esfriar.

Quando poderei andar de avião e/ou fazer mergulho com cilindro de oxigênio?

Muitas mulheres praticam mergulho e andam de avião com implantes. É possível que haja uma ligeira expansão e contração cápsular com a mudança da pressão. Isso raramente pode causar uma pequena quantidade de bolhas de ar no implante. Com os implantes de gel e também com os implantes enchidos com solução salina, você pode sentir ou ouvir o som de fluidos (borbulhos). Esse efeito desaparece sozinho num período de 24 a 48 horas.

Quando poderei usar um sutien com armação outra vez?

A maioria dos médicos pede que as pacientes aguardem 3 meses antes de usar porta-seios com armação após a cirurgia de implante. Seu organismo estará formando tecido cicatrizante ao redor do implante durante 3 meses. Durante essa fase, a pressão da armação pode fazer com que a formação do tecido cicatrizante fique permanentemente com entalhes causados pela armação. Após esse período inicial de cicatrização, o sutien com armação pode ser usado, mas não continuamente, para que se evite a formação de entalhes permanentes.

Minhas mamas continuarão se movimentando como mamas normais?

Isso depende de vários fatores como, por exemplo, o tipo de implante que você receber, a dissecção da bolsa, o modo como o seu corpo sustenta o implante e se existe ou não algum grau de contração capsular. É possível que muitas mulheres tenham implantes de mama macios e se movam graciosamente, ao passo que outras mulheres têm resultados de mamas mais firmes, com o implante numa posição mais fixa.

Quanto pesa o implante?

O peso de um implante varia com o tamanho e o volume de enchimento. Um implante de 250 cc enchido com 250 cc de gel pesa cerca de 250 gramas, assim cada implante terá seu peso.

Os implantes deixam marcas de estrias em minhas mamas?

A colocação de implantes pode deixar marcas de estrias se o tamanho for muito grande para a pele, mas isso raramente acontece. Se estiver preocupada com isso, escolha um implante menor para diminuir as estrias da pele.

Qual é o efeito causado pelo fumo no processo de cicatrização após a cirurgia?

O fumo faz com que os vasos sanguíneos se contraiam, reduzindo o suprimento sangüíneo e o oxigênio levado pelo sangue para a região operada. Os tecidos precisam desse suprimento sanguíneo e do oxigênio levado pelo sangue para cicatrizar. Quando o suprimento de sangue diminui, os tecidos cicatrizam mais lentamente. O tempo que a paciente deve ficar sem fumar, antes e depois da cirurgia, varia de médico para médico. Sabemos que os médicos em geral pedem de cinco a uma ou duas semanas antes e depois da cirurgia. Pergunte a seu médico qual é o tempo que ele gostaria que você ficasse sem fumar antes e depois da cirurgia.

Perderei a sensibilidade de mamilo?

Pode haver mudança na sensibilidade do mamilo depois da cirurgia de implante, principalmente se for realizada através de incisão no mamilo. A sensibilidade do mamilo e da mama pode aumentar ou diminuir. Essa mudança varia de perda total da sensibilidade à intensa sensibilidade, e pode ser temporária ou permanente.

Devo estar com meu peso ideal antes de ser submetida a um procedimento de implantes?

Você deve estar bem perto de seu peso ideal. Uma perda significativa de peso após o implante de mama pode alterar os resultados de uma forma que não lhe seja satisfatória. Pode ocorrer alguma ptose (queda) e uma redução do tamanho. Um ganho significativo de peso pode causar um aumento no tamanho da mama.

Tenho mais de 50 anos de idade. Sou velha demais para receber implantes de mama?

Uma boa saúde geral é o que importa, e não a idade.

O que acontece durante a gravidez?

Cada mulher é diferente, portanto reage de forma diferente antes e depois da gravidez. Suas mamas aumentarão e passarão por todas as mudanças comuns relacionadas com a gravidez. O aumento da mama varia de mulher para mulher e o tamanho dos implantes também vai contribuir para isso.

Poderei ainda amamentar?

Muitas mulheres com implantes de mama amamentam seus bebês com sucesso. Os estudos atuais indicam que as mulheres com implantes de mama não têm níveis mais elevados de silicone em seu leite do que as mulheres que não têm implantes de mama. Porém, os implantes de mama podem interferir na capacidade de algumas mulheres amamentar. A incisão periareolar tem maior probabilidade de afetar essa capacidade. Algumas mulheres têm mastite, inflamação dos ductos mamários, nessa fase, o que também pode causar contração capsular. O uso de antibiótico logo que os sintomas aparecem pode diminuir a probabilidade de ocorrer esse problema. Você deve sempre informar seu médico sobre qualquer sinal de inflamação.

 

© Abril 2005 Mentor 0302032.83 Rev A